Cidadania Italiana: Certidão de Inteiro Teor

Para solicitar o reconhecimento da cidadania italiana, é imprescindível que as certidões sejam de “Inteiro Teor”. Saiba as razões aqui!

A certidão pode ser extraída das seguintes formas:

  1. Em INTEIRO TEOR: que é a transcrição integral, ‘ipsis litteris’, isto é, com todos os elementos constantes do livro de registro, reproduzindo-se fielmente todas as informações constantes do livro a que se refira.
  2. Em BREVE RELATÓRIO: que é a transcrição das principais partes do assento ou documentos arquivados, essenciais à prova que se pretenda fazer com a certificação;
  3. POR QUESITOS: que é a transcrição de partes isoladas do assento ou documentos arquivados questionados pelo interessado;

No processo de reconhecimento da cidadania italiana as certidões de nascimento, casamento e óbito são exigidas em inteiro teor, a exigência é tanto para a prática no Brasil como diretamente na Itália.

A certidão de nascimento ou a certidão de casamento, na forma simplificada, é aquela que contém apenas as informações principais do registro realizado naquele determinado cartório de registro civil. São as certidões comuns, aquelas emitidas pelo cartório de registro civil quando ocorre um registro de nascimento ou casamento, ou na solicitação de uma segunda via atualizada.

Já a certidão de nascimento ou a certidão de casamento, na forma de inteiro teor, é aquela que possui a reprodução integral, pelas mesmas letras, onde todos os elementos que estão constantes no livro de registro de nascimento ou de casamento, encontram-se presentes e são transcritos de maneira fiel sobre todas as informações nele contidas.

Na  Itália  muitos “comuni” foram orientados pela Associação Nacional dos Oficiais de Estado Civil – para que aceitem apenas as certidões em inteiro teor – pois somente desta forma é possível verificar todas as informações pertinentes nos documentos, principalmente em relação à filiação e nos casos extremos se existem anotações de aquisição ou até mesmo perda de nacionalidade – o que poderia influenciar diretamente no processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Normalmente, para emitir a certidão de inteiro teor é necessário o preenchimento de requerimento, que poderá exigir a assinatura do responsável com firma reconhecida.

A Passaporte Livre disponibiliza um modelo de requerimento para ajuda-los a se tornar um cidadão italiano!!!

 

ILUSTRÍSSIMO SENHOR OFICIAL DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DE ____________

 

Eu, ___________________, brasileir__, estado civil ________, profissão ____________, portador__ da carteira de identidade nº__________________, SSP/RS, inscrita no CPF nº _____._____._____-___, residente e domiciliad__ na __________________________, nº ______/_____, Bairro ______, cidade de _______________/_____, CEP __________, telefone ______________________, e-mail _______________, requer a Vossa Senhoria a Certidão em Inteiro Teor, referente ao seguinte assento:

– certidão de _______________________de _________________________________, nascido no dia ____/____/________ em ________________________________, filho de ______________________________ e _________________________________. Dados da certidão: Livro ___-__________, folha __________, nº ___________.

Para fins de instruir Processo de Cidadania Italiana junto ao Consulado Italiano de ______________

[data] [assinatura]

 

Fale conosco que analisaremos se você tem direito a obter a cidadania italiana e conquistar um passaporte livre!

Alla prossima!!! Ciao ciao!